Skip links

Controle e tratamento
do Diabetes Gestacional

Empoderando sua jornada materna para uma gravidez mais saudável

Nosso compromisso vai além do simples controle glicêmico. Capacitamos cada gestante na vigilância e gerenciamento do seu diabetes, objetivando uma gestão eficiente, com mais clareza e confiança, o que se refletirá em melhores resultados tanto na saúde materna como fetal. O objetivo do tratamento é uma gravidez saudável e tranquila, apesar do diagnóstico do diabetes gestacional, e um parto seguro, com menos riscos de complicações para o binômio mãe-bebê.

Sobre o
tratamento

Abordagens
do tratamento

. . .

Avaliação Personalizada e Multidisciplinar

Fazemos uma avaliação completa e multidisciplinar, sempre integrada com o obstetra e nutricionista assistentes, considerando fatores individuais para entender a complexidade do seu diabetes e propor um plano de tratamento totalmente individualizado e adequado às suas necessidades.

Educação em Saúde

Integramos programas educacionais para capacitar as gestantes no entendimento e no gerenciamento ativo do diabetes em seu dia a dia, aumentando a confiança, a autonomia e a aderência ao tratamento.

Plano de Gerenciamento

Na primeira consulta você receberá um plano de tratamento, que incluirá acompanhamento dos seus níveis glicêmicos, com consultas presenciais e consultoria online semanal integrada.

Acompanhamento Contínuo

Implementamos estratégias de gerenciamento contínuo, visando não apenas o controle, mas a adaptação às mudanças e evolução do quadro.

Benefícios do
tratamento

Experimente um controle glicêmico eficaz, proporcionando estabilidade nos níveis de açúcar no sangue, controle do crescimento fetal e das complicações gestacionais do diabetes.

Recupere e aprimore a qualidade de vida, retomando atividades diárias com equilíbrio, confiança e vitalidade.

Nossa abordagem visa à prevenção proativa de complicações associadas ao diabetes, de modo a proporcionar uma gravidez mais segura e saudável.

Capacitamos as gestantes com conhecimento e estratégias para gerenciar ativamente seu diabetes, promovendo autonomia e bem-estar.

Experiência de atuação de mais de 15 anos.

Médica especialista em Endocrinologia e Metabologia pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Federal de Medicina, graduada pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/FEPECS-DF).

É Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e destaca-se pela experiência em tratamentos endocrinológicos e metabólicos, com o compromisso de promover saúde e bem-estar.

selo 2

Perguntas frequentes

Diabetes gestacional é o aumento do "açúcar no sangue" ou da glicemia materna acima dos níveis considerados normais para esta fase da vida. Na maioria das vezes, o diabetes gestacional desaparece depois do parto, podendo recorrer em gestações subsequentes. Há também um risco aumentado do desenvolvimento de diabetes ao longo da vida, que pode chegar a 60% após 20 anos do diabetes gestacional.

É difícil prever quem terá diabetes gestacional. É mais provável desenvolver diabetes gestacional se você: - Já teve diabetes gestacional; - Está acima do peso; - Tem familiares com diabetes; - Tem mais de 25 anos e especialmente mais de 40 de idade;

O diabetes gestacional aumenta o risco de complicações para o bebê e mãe durante a gravidez, porém essas complicações podem ser evitadas se houver um acompanhamento por profissional capacitado e a glicemia for mantida na meta para a gravidez. Dentre as possíveis complicações destacam-se as que se seguem:

- Seu bebê pode crescer muito (≥ 4 Kg), o que aumenta os riscos de traumatismos durante o parto; 

- Aumento do líquido amniótico, líquido que envolve o bebê dentro do útero; 

- Maior risco de hipertensão e pré-eclâmpsia, um problema sério que pode ocorrer durante a gravidez;

- Seu bebê pode apresentar níveis de glicemia muito baixos após o nascimento, dentre outras complicações, necessitando de assistência em UTI neonatal. 

- Manter peso e gordura corporal normais antes de engravidar;

- Seguir uma alimentação saudável;

- Praticar exercícios físicos com regularidade;

- Não fumar.

A maioria das gestantes consegue controlar a glicemia apenas com mudanças no estilo de vida (alimentação saudável e atividade física). Algumas gestantes também precisarão usar insulina ou outros medicamentos para controlar o diabetes. De maneira geral, há a necessidade de: - Verificar a glicemia com frequência; - Seguir uma alimentação saudável. Cada pessoa é diferente, por isso não existe uma dieta única para todos. De maneira geral, evite doces, bebidas açucaradas e alimentos gordurosos. Escolha pão, macarrão e arroz feitos com grãos integrais; - Praticar exercícios físicos regularmente.

A frequência das consultas dependerá de vários fatores relacionados ao seu estado de saúde e do seu bebê, sendo realizada no mínimo uma vez ao mês até o parto, com consultoria online semanal integrada e frequente interação com o obstetra assistente. Disponibilizamos planos de consulta com preços diferenciados para este acompanhamento gestacional.

Você poderá ter um parto vaginal sobretudo se sua glicemia estiver próxima do normal e não houver complicações durante a gravidez. A escolha da via de parto será definida em conjunto com o seu obstetra.

Sua glicemia provavelmente voltará ao normal e o diabetes gestacional desaparecerá. Se você estava tomando insulina ou outro medicamento, provavelmente não precisará mais dele. Mesmo assim, terá que verificar sua glicemia para se certificar de que seus níveis estão normais, sendo recomendada uma consulta endocrinológica 6 a 12 semanas após o parto e, se tudo estiver bem, anualmente pelo resto da vida.

O que dizem os pacientes:

Agende uma consulta
com a Dra. Ana Paula Mello

Esse site usa Cookies para aprimorar sua experiência